Sábados, da minha infância, em casa da minha saudosa Avó: "-Avó, hoje é dia das Arrufadinhas. Vamos comprar, vamos?" Era assim, que todos os sagrados fins de semama passados na minha belíssima terra natal, Penedono, se iniciavam todas as manhãs de sábado! Ainda com os olhos mal abertos, o cabelo comprido (como ainda hoje uso) ainda por pentear, soltava as primeiras palavras a pedir estas pequenas delícias. Hoje, posso fazê-las sempre que me apetecer, ou comprar nas várias (...)
Biscoitos...não podem faltar cá por casa. Leves e crocantes são os preferidos, entre tantos outros da nossa família. Com eles trazem à memória serões do antigamente, a família ao redor da mesa, as histórias contadas vezes sem fim pelos avós. Existe lá coisa melhor que reavivar a memória através dos saberes e sabores... as SAUDADES! Essas saudades que aumentam a cada dia que passa, aliados agora ao criar novas histórias e novos momentos de partilha! Ingredientes: 500g de (...)
As melhores coisas da vida são para partilhar! Foi com esta frase que a Master Swiss me convidou para ser Embaixadora Oficial da marca, e claro que após alguma ponderação, aceitei o convite. Nem poderia ser de outra forma, visto que eu já era utilizadora dos seus produtos. Já tinha na minha cozinha o Grelhador 47cm, o qual (...)
Por estes dias e cada vez mais, as redes sociais inundam-se de publicações várias de pães feitos em casa, mais parece que temos uma padaria a cada virar de "fotografia". De facto, é uma montra maravilhosa, tantas sugestões cada um mais bonito que o outro, todos apetitosos e deixam a cada publicação a vontade de experimentar cada um deles. Os ingredientes, penso eu, todos teremos por casa... farinha, água, sal e depois existe algo que começa por vezes começa a falhar nos (...)
Os Pastéis de Nata são o mais autêntico cartão-de-visita nacional. Eles são, também, um dos mais populares e tradicionais doces da pastelaria portuguesa. Fazem parte da cultura do nosso país, assim como o bacalhau, vinho do porto, e tantos outros. A receita original foi criada pelos monges do Mosteiros dos Jerónimos e acredita-se que o tão bem guardado segredo ainda não tenha sido revelado. Contudo, imensas receitas são partilhadas e eu também já experimentei algumas. Sem (...)
Hoje é terça-feira gorda , terça-feira de carnaval, CARNAVAL...que dia este tão diferente de todos os anteriores. Sendo um dia de fevereiro que precede a quarta-feira de cinzas, este é portanto, o último dia que antecede a Quaresma, e é comemorado em alguns países com o consumo de panquecas. Quem não gosta deste pequeno manjar? Eu cá adoro! Estas, são uma versão inglesa que se caracterizam por ser mais fininhas e que podem ser muito confundidas com os crepes. A receita que me (...)
Existe lá melhor forma de finalizar as refeições... eu sou daquelas pessoas que tenho que terminar sempre com uma boa sobremesa. E por boa, entenda-se, não é sempre com um doce pecaminoso, pode até ser só com uma simples peça de fruta, mas tem que ser realmente boa! Mas a mousse de chocolate...bem, essa é daquelas sobremesas que cada vez mais me é difícil de resistir. Sou gulosa e ponto final. Depois as mousses são tão simples de preparar que quase bastam cerca de 10Min. para (...)
Natillas, uma receita tradicional do nosso país vizinho, tão simples que é deveras escandalosa a forma como se prepara tão rapidamente esta "postre" (sobremesa). Ovos, açúcar, farinha Maizena e leite são os ingredientes base desta sobremesa, e que todos temos em casa... sendo incrível a quantidade de combinações que se podem realizar com eles para elaborar todo o tipo de doces, sobretudo os mais tradicionais. Sabiam que... Esta pequena delícia económica tem uma história (...)
Pão fresco, em casa todos os dias, feito com as nossas próprias mãos é simplesmente maravilhoso. O Pão caseiro é sinónimo de sabor tradicional em casa e às vezes também com um toque de inovação. Haverá algo melhor do que ser auto-suficiente? Penso que não há nada melhor do que o sabor da independência, no que diz respeito à confeção do pão. Longe vão os tempos em que tinha que ir diariamente à rua comprar pão, era verdadeiramente desconfortável! Hoje em dia, ter que (...)
Quarentena, pão caseiro, pãodemia... Farinhas, mas nem todas são do mesmo saco, portanto também nem todas têm a mesma qualidade. Receitas novas, receitas mais antigas e adaptações... É assim durante este período, em que todos estão mais por casa ou deveriam estar...que mais pessoas se dedicam à arte de fazer Pão caseiro. E que maravilha que é acordar pela manhã e sentir este perfume a pão acabado de fazer e que invade as nossas casas. Ou na hora do lanche, ou até mesmo a (...)