Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Simply by Cristina

Homemade Food & Photography

Simply by Cristina

Homemade Food & Photography

A nossa árvore de Natal…

Todos os anos faço a minha árvore de Natal, no último sábado de Novembro ou no dia 1 de Dezembro.
Quando ainda  morava na casa dos meus pais, esta era uma tarefa que partilhava com eles e com a minha irmã. O meu pai ia connosco pela manhã buscar um pinheirinho pequeno e musgo. Seguia-se depois a tarefa de o decorar, fazer o presépio e no final colocar a estrela no topo da árvore.

 2015-11-29 12.16.42 
Assim que começaram a ser comercializadas, compramos uma e ainda hoje os meus pais a mantêm.
Quando casei, compramos uma, enormeeeeeee!
Nos últimos, dezasseis anos, faço-a sempre com o meu marido e com a chegada das gémeas, claro elas passaram a ser as grandes decoradoras. Gosto deste nosso momento em família em que as recordações de natais anteriores são revividos, mal se começam a abrir caixas e saquinhos com as decorações.

2015-11-29 12.15.46

Recordo com saudade momentos felizes de tempos que não voltam, recordo a minha avó e vivo cada momento da preparação do Natal na casa dela.
A lareira acesa, os potes de ferro com a comida dela, as filhós feitas ali mesmo…a mestria com que ela tendia a massa e a forma como eu olhava para ela enquanto que ela contava histórias da sua infância… No final, fazia duas filhós com a minha inicial e com a da minha irmã, mesmo sem ter aprendido a ler, sabia que aquelas eram as nossas letras.
Neste ritual sabíamos o verdadeiro sentido do que é o Natal! Agora ela é uma estrela que brilha para mim…

2015-11-29 12.13.24 

A nossa árvore de Natal, é vistosa, é daquelas de chegar ao tecto, a sério! Mas, este ano decidi que não queria aquela gigantesca árvore na minha casa.
Decidi retirar-lhe a base, pois é dividida em 3 partes e transformá-la numa mais pequenina.
Todos os anos é decorada de forma diferente, nunca fiz uma igual…não gosto. Mas há algo que gosto de manter: o Presépio! Esse é sempre o mesmo e não abdico dele.
Pode não ser o mais bonito, mas eu gosto tanto dele, é especial. Foi comprado numa dessas feirinhas quinzenais que ocorrem cá na terra. Feito por artesãos, pintado à mão e da forma tradicional.
Tenho imensas figurinhas, cerca de 80: as principais e depois todo um conjunto de complementos…ovelhinhas, coelhos, galos e galinhas, uma banda de música, pastores, lavadeiras, padeiros, moinhos, castelo, pontes e riachos, casas e igrejas, mas este ano também diminuí a população do presépio. :D

2015-11-29 14.53.35

Para além de nunca a decorar do mesmo modo, também não gosto de a ter sempre no mesmo sítio: manias!
Já esteve na sala, no hall de entrada, na cozinha, junto à lareira, numa varanda e este ano está num sítio estratégico para que a possamos ver sempre!
Esta é a nossa árvore deste Natal: simples, mais pequena, com as cores próprias da época.

2015-11-29 14.51.12

Mas, o espírito natalício espalha-se por outras partes da casa…
Há um Pai Natal, oferecido pela minha irmã…

2015-11-29 14.53.07 

Uma rena, oferecida por uma querida amiga, a Marina…

2015-11-29 12.24.38
Uma garrafinha reciclada pela minha mãe e decorada para a ocasião, mas que está na minha sala todo o ano… assim como o presépio pequenino que o meu pai comprou no Santuário de Fátima…

2015-11-29 12.18.25
Um menino Jesus e os seus anjos protectores que as minhas filhas me ofereceram, tinham elas 5 anos e que também está no hall de entrada todo o ano…

2015-11-29 12.23.10
E este presente que recebi da minha saudosa Avó e que foi feito por ela no primeiro ano em que tive a minha casa… era tão habilidosa a minha avózinha.
Esta peça decorativa é uma relíquia… SAUDADES!

 2015-11-29 12.26.44 
Que o verdadeiro sentido do Natal renasça em cada um de vós e que permaneça sempre…










12 comentários

Comentar post