Arroz de tomate com Filetes…
Existem almoços que nos transportam para tempos passados e que me deixam cheia de saudades…
Tempos esses em que estava em casa da minha avó de férias, lugar para onde eu e a minha irmã íamos mal acabavam as aulas.
Gostávamos tanto…a casa da minha avó enchia-se de primos, primas com quem brincávamos, corríamos, saltávamos, gritávamos, era pura alegria...
As tias e a minha avó, todas juntas a conversarem e a fazerem croché, era tão bom!
FÉRIAS!
Mas quando chegava a hora de começar a preparar o almoço, eu e a minha irmã, gostávamos de ver a minha avó à volta do fogão e ás vezes ajudávamos…quando ela deixava, éramos tão chatinhas, queríamos fazer tudo e por vezes só atrapalhávamos. Só quando cresci é que percebi isso e tal como ela, também não gosto nada que me estejam a chatear quando estou a preparar as refeições!
Adoro arroz de tomate, malandrinho e acompanhado de peixe. Só assim é que gosto dele!
E a minha avó fazia-o como ninguém, a minha mãe faz exactamente igual a ela e claro eu faço-o tal e qual ao delas.
Mas…o da minha avó, tinha algo de especial…era único, era feito por ela, num tacho de ferro e eu tenho saudades, saudades dela, tantas…
Fiz o arroz de tomate…malandrinho na minha Bimby e acompanhado de filetes em farinha de milho, como ela gostava e fazia.
Por momentos, estive naquelas férias de Verão, sentada naquela mesa com a minha irmã e a minha avó e soube tão bem.
Existem refeições que nos aquecem o coração e esta foi uma delas!
Esta refeição foi a minha estreia com o meu novo suporte Pixie e se eu já sabia que ia ser uma grande ajuda, posso agora afirmar que é mesmo verdade!
Pude tranquilamente fazer o arroz, enquanto mesmo ao lado estava a frigideira a tratar dos filetes.
Que perfeito e para além disso, não estive preocupada e com receio que um dos discos se ligasse e pudesse prejudicar a minha Bimby.
Cozinhar de forma tranquila e harmoniosa só mesmo com o suporte da Pixie, assim posso coloca-lo em cima da placa vitrocerâmica e aproveitar o exaustor para eliminar os cheiros libertados pelos alimentos enquanto estão a ser cozinhados. ;)
O suporte Pixie é feito em madeira com acabamento lacado, muito resistente e que lhe permite uma maior durabilidade, a sua película confere-lhe protecção e longevidade.
Para mais informações sobre este acessório, vejam aqui: http://pixie.pt/suportes.html
Ingredientes: Para o Arroz de Tomate (3pessoas): 1 cebola Para os Filetes: Filetes de peixe Preparação: 1. Temperar os filetes com cerca de 2h antes da refeição. Reservar. 3. Programar 5Min./Varoma/ Vel.1 5. Adicionar o arroz ao refogado, a água e o sal. Programar 20Min./100º/Vel. Colher/Inversa. 6. Na frigideira, colocar os filetes e deixar cozinhar em lume médio de ambos os lados. 7. Entretanto preparei uma salada de tomate, pepino e cebola para acompanhar esta bela refeição. 8. Terminado o tempo da cozedura do arroz, devem servir de imediato. 9. Nos filetes, gosto de espremer rodelas de limão quando estes já estão no prato. Com o suporte e a capa Pixie a minha Bimby ficou com um novo look e único que eu adorei.
2 dentes de alho
2 tomates maduros médios
30g azeite
180g arroz carolino
700g água
sal q.b.
sumo de 1 limão
dentes de alho
sal q.b.
farinha de Milho T70 para panar
1 ovo
azeite para fritar
Rodelas de limão
No momento de os preparar, colocar em cima de guardanapos de papel de modo a que seja absorvido toda a humidade.
Passar os filetes por um ovo batido e depois pela farinha de milho. Reservar.
2. Colocar no copo a cebola, os alhos, o azeite e os tomates. 10Seg./Vel.7
4. Entretanto, colocar na frigideira o azeite (pouco) a aquecer.
Enquanto que mesmo ao lado está a Bimby a fazer o meu arroz!
Ambos são laváveis e protegem o meu Robot de Cozinha.
Obrigada, Pixie!