Biscoitos coloridos…
Os biscoitos, a partir do século 7 a.C., no império persa, passam a ser confeccionados de forma profissional, mas até aqui estes eram feitos de uma forma bem rudimentar. Os grãos utilizados eram triturados com os dentes, só depois adicionada a água e cozidos no lume.
Na época dos Descobrimentos Portugueses, os biscoitos eram um pão de farinha de trigo, de forma achatada, cozido no forno duas, três ou mais vezes, de modo a assegurar-lhes a durabilidade das suas qualidades alimentares durante muito tempo. E deviam ser bem duros, pois com 3 cozeduras ou mais… Chegou a ser tal, a procura de biscoito para aprovisionar as armadas dos navios que houve a necessidade de importá-los de Espanha.
O padre Raphael Bluteau na sua obra “Vocabulário português e latino”, chama-lhe mesmo “pão do mar” ou "pão namor".
Em 1498, a ração de biscoito, por cada tripulante era de 28 arráteis por mês (o arrátel equivale a 459 gramas) o que dá um pouco mais de 12 quilos, isto é, 428 gramas por dia. ![Sabichão]()


Hoje, para comemorar os 3.000 Likes na minha página de facebook decidi colorir os meus biscoitos preferidos. Adoro este tipo de biscoitos caseiros. São muito fáceis de fazer e deliciosos. Normalmente, faço apenas uma fornada, mas a verdade é que desaparecem quase de imediato! Portanto, já que o forno estava ligado e rentabilizando a energia que iria gastar fiz 4 fornadas, 2 tabuleiros de cada cor. Cada tabuleiro leva 40 biscoitos, multiplicando por 2= 80x4= 320 biscoitinhos em apenas 1H ![Apaixonado]()

Contentes e alegres, ficaram as crianças que ontem vieram tocar á campainha cá de casa. Vestidas de bruxinhas ou monstrinhos ficavam encantadas quando lhes oferecia os saquinhos dos biscoitos coloridos
Sim, porque gomas, chocolates e afins eu não ofereci! E lá iam rua abaixo ou acima todos contentes com os presentinhos de Halloween ![Fantasma]()


As receitas base que usei foram as seguintes:
Biscoitos de chocolate, os primeiros a serem feitos e os que demoraram mais tempo, cerca de 17-20M: http://cristinatbernardo.blogspot.pt/2014/05/biscoitos-de-chocolate.html
A estes seguiram-se todos os outros e em menos tempo, porque depois do forno estar quente é só tirar e colocar mais, repetindo as vezes que quisermos. A receita dos rosa, azuis e verdes foi esta: http://cristinatbernardo.blogspot.pt/2014/05/biscoitos-de-limao.html
Para lhes dar o tom mimoso que eu pretendia, adicionei em cada preparado 2 c. café de corante alimentar. O corante foi adicionado ao mesmo tempo que os ingredientes necessários.

Etiquetas Technorati: Biscoitos