Cuscuz Oriental com Shiitake...
Optar por mais vegetais e legumes numa refeição e reduzir o excesso de hidratos de carbono, optar por alimentos menos processados, apostar em refeições saborosas e deliciosas sem muito esforço, é do melhor!
Se dias há em que o tempo abunda para confecionar refeições mais elaboradas, outros há em que tem que ser algo que se confecione muito rapidinho. Rápido, mas saboroso e que nos cative logo no momento em que servimos.
Não temos que depositar os alimentos no prato...podemos embelezar um bocadinho, os olhos também comem! ;) E embelezar não tem que demorar propriamente muito...basta ser criativo!
Não sou perita em nutrição, mas com a informação que vamos absorvendo, aprendemos umas coisinhas. Vemos também tantas postagens de empratamentos simples e rápidos que depois nos sentimos tentados a reproduzir e a querer inventar com o que temos disponível.
Gosto de transformar a minha mesa, numa mesa de um restaurante GOURMET, assim do tipo: GOURMET CHEZ-MOI! :D
Esta sugestão é uma refeição leve, que apesar de ser fresca é muito rica em sabores e aromas. É, capaz de nos fazer viajar para outro continente...a cada garfada!
Ingredientes:
300g Shiitake Quinta das Lages
150g Cuscuz
250ml água fervida
Ervas Aromáticas Aroma Alentejo : Tomilho Limão
Gengibre em pó
Azeite
Hortelã fresca para decorar
Creme à base de Vinagre Balsâmico de Modena
Preparação:
1. Numa frigideira anti-aderente deitar um fio de azeite, temperar com ervas aromáticas e quando estiver o azeite quente deitar os Shiitake e deixar cozinhar em lume brando.
2. Ferver a água.
3. Num Tupperware, deitar os Cuscuz e temperar com um fio de azeite, as ervas aromáticas e gengibre.
Não deito sal, mas podem fazê-lo.
4. Deitar a água fervida nos Cuscuz, tapar imediatamente e deixar hidratar durante 10Min. SEM DESTAPAR.
Quando a água tiver desaparecido por completo, destapar, deitar os Cuscuz num tabuleiro e deixar arrefecer, soltando os grãos com a ajuda de um garfo.
5. Quando os Shiitake estiverem prontos, é só fazer o empratamento a gosto.