Fidalguinhos de Braga…
Braga, como o resto do Minho tem uma gastronomia riquíssima, fazendo desta, uma cidade de sabores.
É na doçaria que a cozinha de Braga atinge uma maior originalidade e requinte, que cintila em tons de dourado, aromatizada com canela e, sempre, deliciosamente açucarada.
Os Fidalguinhos de Braga, biscoitos secos, ideais para acompanhar o chá são um dos muitos exemplos de especialidades ricas de longa tradição conventual e popular. Integram o receituário do Convento de Nossa Senhora dos Remédios de Braga. A sua forma assemelha-se a duas pernas cruzadas, uma sátira aos Fidalgos, nobres hereditários que não tinham de se esforçar para atingir o que quer que fosse.
Hoje em Dia de S. Valentim foi uma das receitas que escolhi para presentear a minha cara metade, mas no final a surpreendida e presenteada fui eu!
Bastaram 10 minutinhos fora da cozinha e tabuleiros prontos a entrar no forno em cima da bancada para… no meu regresso estarem já dentro do forno!
Estranho, muito estranho… pois esta tarefa é sempre minha!
Quando retirei do forno, encontrei 2 biscoitos especiais :)
Após, 21 anos de namoro, continuo a ser surpreendida com PEQUENOS gestos que têm um ENORME significado e fazem toda a diferença!
<3 , CÉSAR!
Ingredientes:
300g farinha com fermento
100g açúcar
50g manteiga
2 ovos inteiros
2 gemas
raspa da casca de 1/2 limão
1c. chá de canela
Preparação:
1. Pré-aquecer o forno a 180º.
2. Colocar no copo todos os ingredientes e programar 30Seg./Vel.6
3. Deixar descansar a massa cerca de 30Min.
4. Com pedaços de massa moldam-se uns rolinhos com a grossura do dedo mindinho, dobram-se ao meio e torcem-se, dando-lhes a sua forma característica.
5. Colocar os fidalguinhos num tabuleiro forrado com papel vegetal e levar ao forno cerca de 15Min. ou até ficarem douradinhos.
6. Retirar do forno e deixar arrefecer no tabuleiro. Servir acompanhados de um chá quente e aromático. Aproveitem a tarde fria de inverno do Dia de S. Valentim, preparem estes biscoitos simples e disfrutem do momento.