Moagem Carlos Valente...
Desde muito pequena que me habituei lá por casa da minha Avó a ver sempre alguém com as mãos na massa, literalmente!
Recordo-me de também querer fazer o mesmo e de algumas vezes me negarem o pedido porque aquele momento exigia força e habilidade, algo que eu ainda não tinha.
Após muita insistência, lá me passavam um pedaço de massa enfarinhada para eu me divertir. Brincadeiras que acabavam quase sempre em atiro ao alvo, farinha a esvoaçar, primos felizes e os mais velhos a barafustar pelo alvoroço instalado no momento.
Que SAUDADES!
Logo depois vinha o raspanete acompanhado de um sermão e a transmissão de algo que hoje, à distância desse tempo considero a passagem mais pura de um conhecimento acompanhado de lições de vida.
"Sabeis o trabalho que as pessoas tiveram para moer esta farinha?"
Hoje...sei, o que é ter o privilégio de poder manusear grãos de farinha, farinhas moídas em mó de pedra, moagens lentas e sem grande aquecimento sempre com o objetivo da preservação do seu valor nutricional, farinhas mineralizadas que dão origem a um produto 100% artesanal da Moagem Carlos Valente
Porque farinhas há muitas, mas acreditem:
" Não é tudo farinha do mesmo saco..."
E é assim que vos apresento a minha nova parceria:
"A Moagem Carlos Valente, antigamente mais conhecida como a “Azenha do Valente”, tem os seus primeiros registos escritos datados do ano de 1810.
Situada em Vale de Ílhavo, Aveiro, numa povoação rural outrora com grande produção de cereais e muitos moinhos, encontra-se a nossa moagem ainda hoje em funcionamento. Conta com a experiência e os conhecimentos adquiridos ao longo de quatro gerações que se dedicaram à produção e à distribuição de farinhas de milho, trigo e centeio.Sendo a nossa aldeia tipicamente conhecida pela qualidade e sabor do nosso pão desde sempre, os moinhos existentes estarão sempre associados a este, pois eles respondem às necessidades das padeiras locais de fabricar um produto de primeira necessidade, e que nessa época era, muitas vezes, a base da alimentação da população.
Com o crescimento do mercado e a falta de força hidráulica para poder aumentar a produção, houve necessidade de apostar no desenvolvimento das instalações que permitisse então dar resposta à procura que se fazia sentir. Apostando inicialmente por motores de combustão e atualmente elétricos conseguimos mover assim 6 casais de mós que nos permitem conceber um produto artesanal aliado a toda a tecnologia que nos garante toda qualidade e eficácia necessária para singrar nos dias de hoje.
A Moagem Carlos Valente é uma PME com atendimento personalizado e a qualidade dos nossos produtos são o nosso estandarte, a nossa garantia de sucesso e bem-estar, razão pela qual os nossos clientes confiam em nós.
A nossa missão é elaborar produtos de alta qualidade respondendo assim, às necessidades específicas dos nossos clientes."
"As nossas farinhas são obtidas a partir de uma moagem em mós de pedra permitindo uma moagem lenta e sem aquecimento, salvaguardando o seu teor nutricional e sabor característico ótimo para obter o sabor e a textura do pão dos nossos avós.
Benefícios da moagem de cereais em mó de pedra? A moagem em mós de pedra permite-nos uma moagem lenta e sem aquecimento, salvaguardando o seu teor nutricional e todo o sabor característico de modo a obter um produto artesanal aliado a toda a tecnologia. Este processo é o mais procurado por quem deseja obter o sabor e a textura do pão dos nossos avós. As matérias primas mais comuns para obtenção de farinha são os cereais trigo, centeio e milho."
Como não me sentir lisonjeada de ter este tipo de matéria prima para eu trabalhar em casa e presentear a minha família com produtos de qualidade?
Agradeço à Moagem Carlos Valente o envio dos seus produtos, os quais tenho a certeza que irei adorar!
Contactos:
MOAGEM CARLOS VALENTE
Naturalfeelings, Lda,
Vale de Ílhavo, Portugal
Tel: +351 234 322 361
Email: geral@moagemcarlosvalente.pt
Facebook