Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Simply by Cristina

Homemade Food & Photography

Simply by Cristina

Homemade Food & Photography

Muffins... e o Pão por Deus!

Diz a tradição que no dia 1 de Novembro, o Dia de Todos os Santos, as crianças saem à rua com um saco de pano, feito com carinho pelas prendadas mães e avós, na mão a pedir de porta em porta o Pão-por-Deus.
Percorrendo as ruas, batem de porta em porta e do outro lado, as oferendas variam entre bolos e bolinhos, broas, frutos secos, romãs e pão. Tudo aquilo que o dono da casa que os recebesse estivesse disposto a oferecer.
Guloseimas também estariam incluídas, mas há muitos anos atrás estas seriam um privilégio de poucos.

O Pão por Deus, que entretanto se escreve sem hífen, é uma tradição secular que passou de geração para geração. Em algumas zonas do nosso país a tradição ainda se mantém e o seu verdadeiro simbolismo é homenagear quem nos é muito querido, mas que infelizmente já não está entre nós...

Tantas memórias que nos assolam neste dia e a SAUDADE, é o nome de quem partiu dentro dos nossos corações.

Este ritual cristão celebra-se no Dia de Todos os Santos, mas infelizmente está a cair no esquecimento e cada vez, vemos menos crianças a fazer o seu peditório.
Entretanto, é o Halloween que ganha cada vez mais adeptos e na noite de 31 de Outubro, crianças mascaradas de bruxas, vampiros, entre outras figuras fantasmagóricas, saem à rua com as suas abóboras de plástico a pedir doçura ou travessura.
Do outro lado, as oferendas são muito diferentes daquilo pela qual a nossa tradição popular portuguesa, um dia foi caracterizada. Estas variam entre: rebuçados, chupas, olhos de chocolate, pastilhas e gomas.
Os miúdos saltitam de alegria e seguem o seu caminho felizes da vida e a indústria que move este "negócio" também agradece.
A verdade é só uma: estamos a importar costumes de outros países e a deixar cair no esquecimento uma tradição popular que os nossos antepassados mantiveram bem viva até ao final do século XX.
 
Ontem, quando a campainha de minha casa tocou, tinha tudo preparado.
Em pequenos sacos que eu e as minhas filhas preparamos, decidimos colocar um panfleto a relembrar o verdadeiro sentido do Pão por Deus.
Juntamente com alguns rebuçados, seguiram naqueles saquinhos: castanhas, nozes e uns Muffins especiais.
Os miúdos brindados com esta oferenda, ficaram surpresos e deliciados e eu soube naquele instante que o meu propósito tinha sido alcançado...
 

2018-11-01 10.52.46.jpg

Ingredientes:

1 Laranja, APENAS o sumo e raspa
2 Ovos
100g Açúcar
250g Farinha T55 (ou outra a gosto: Aveia, Integral...)
1c. sopa, bem cheia, de Espinafre em pó, SABORES A GRANEL
1c. chá de fermento em pó para bolos
Bagas Goji, qb SABORES A GRANEL
 
Preparação:
 
1. Colocar todos os ingredientes no copo da Bimby.
Programar 20Seg./Vel.5
2. Numa forma para 12 Muffins, de silicone, previamente passada por água, verter o preparado, colocar algumas Bagas Goji no topo dos Muffins e levar ao forno pré-aquecido a 180º/25M.
Poderão usar outro tipo de frutos secos.

2018-11-01 10.50.01.jpg

3. Retirar do forno e deixar arrefecer completamente antes de desenformar.

 

2018-11-01 10.53.36.jpg

2018-11-01 10.51.37.jpg

2018-11-01 10.56.59.jpg

Sabiam que...

A celebração desta efemeridade, teve a sua origem em Lisboa e que remonta ao dia 1 de novembro de 1756, 1 ano depois do terramoto que destruiu Lisboa?

Assim, no dia em que se cumpria o primeiro aniversário após o terramoto, a população aproveitou a solenidade do dia para desencadear por toda a cidade um peditório para minorar a situação de pobreza em que tinham ficado.

Perante a situação de pobreza extrema, as pessoas percorriam a cidade, batiam às portas e pediam que lhes fosse dada qualquer esmola, mesmo que fosse pão: o "Pão-por-Deus".
Esta tradição perpetuou-se no tempo, sendo sempre comemorada neste dia e tendo-se propagado gradualmente a todo o país.

Após a década de 80, e nos centros mais urbanos, começou a desvanecer-se esta tradição e os mais novos começaram aos poucos a tentar implementar a tradição norte-americana, sobretudo através da realização de festas temáticas.

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.