Pão de Ló…
Criado nos conventos portugueses, cruzou fronteiras, chegou até ao Japão e pode ser considerado o bolo mais tradicional da doçaria portuguesa. Com a sua simplicidade, sabe-se que conquistou paladares antes mesmo do século XVIII.
O Pão de Ló é muito querido pelos portugueses e por mim também, claro!
É um bolo simples, feito de farinha, açúcar e ovos… muitos ovos.
E se os portugueses recebem os parabéns pelos deliciosos bolos com nome de Pão, por esse mundo fora… além mar, existem algumas receitas que fazem lembrar algo que só nós, os portugueses com a nossa vocação para fazer deliciosos doces poderíamos criar.
Pode ser chamado de Sponge Cake na culinária da Inglaterra e dos Estados Unidos, na Itália chama-se Pan di Spagna e no Japão Kasutera ou Castella.
Mas de uma coisa, eu tenho certeza, que o verdadeiro Pão de Ló, só em Portugal mesmo!
Hoje, foi feito a pedido da minha gulosa: Inês
Para ficarem com água na boca…e com vontade de o fazer, aqui fica a receita. Uma das muitas que vos vou oferecer
Ingredientes:
9 ovos
500g açúcar
250g farinha
1c. chá de fermento para bolos
Preparação:
1. Pré-aquecer o forno a 180º
2. Colocar a borboleta e adicionar os ovos e o açúcar. Programar 9Min./37º/Vel.3
3. Adicionar a farinha e o fermento. 20Seg./Vel.3
4. Deitar o preparado num forma de coroa, untada com manteiga e farinha.
5. Levar ao forno cerca de 50Min. Fazer o teste do palito, pois os fornos não demoram todos o mesmo tempo. Varia de forno para forno. Retirar e desenformar de imediato.
A tradição ainda é o que era! Porque nos aviva a memória, porque nos faz viajar, porque é o ponto de partida para mundos novos, porque simplesmente nos faz sentir...e isto é o que nos ocorre ao saborear um pedaço deste Pão-de-Ló fofo. Sim…um pedaço! Acham mesmo que foi só e apenas um pedaço? Claro que NÃO!!! Assumo, sou gulosa!