Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Simply by Cristina

Homemade Food & Photography

Simply by Cristina

Homemade Food & Photography

Pão de Ló clássico, sem fermento!

Gosto de arriscar no mundo da pastelaria, verdade!
Algumas vezes corre mal, faz parte... outras, há, que corre na perfeição! E quando atinjo o meu objectivo, pergunto-me sempre porque não tinha feito antes...
Por vezes, é por receio do desastre que de antemão se prevê.
Quem é que gosta de perder tempo, em algo que depois não é bem sucedido? Eu não!
Outras vezes, é mesmo porque gosto de ter a certeza de que aquela receita é mesmo perfeita e não vale a pena estar com grandes inovações.

O meu pai ADORA Pão de Ló, eu também! Nos nossos aniversários é recorrente este ser o bolo de eleição, variando apenas os recheios a gosto de cada um.
Esta receita já vem com um pouco de atraso, mas o importante é que chega hoje para que se sintam tentados a fazer.
A verdade é que mantive o Pão de Ló, mas este...tal como já puderam constatar pelo título é um bolo clássico, contudo aquele ingrediente que faz maravilhas para o bolo crescer, não esteve presente!
Verdade, deste bolo o fermento não fez parte e por mais incrível que vos possa parecer, não fez absolutamente falta nenhuma!
A partir daqui, sempre que quiserem fazer um Pão de Ló, clássico e se deparem com a latinha do fermento vazia, relaxem e lembrem-se desta minha receita.
Prometo que vai tudo correr bem, desde que respeitem as dicas que vos vou facultar!

Conhecem aquela sensação de na primeira garfada de um pedaço de bolo, este se desfazer na boca de tão fofa e macia que é? É extamente essa a sensação que vão ter ao degustar este bolo!

Então mas qual é o segredo?
Não há segredos, este efeito acontece e a massa cresce fofa devido a aeração das claras em castelo. Simples, assim!  São elas as únicas responsáveis pela fermentação da massa, que mesmo sem fermento é o bolo mais fofo que eu já fiz! Incrível! Até porque bolos feitos por mim são já umas largas centenas.
O mundo da pastelaria é mesmo uma caixinha cheia de surpresas...é, é!

Este é um bolo de base neutra, que pode ser consumido simples acompanhado com um chá ou recheado a gosto para lhe conferir ainda mais aquele sabor irresistível e aqui sugiro um Espumante, Terras do Demo, aqui da minha vila.

Vamos lá, então, às dicas deste bolo maravilhoso!

2018-10-11 15.23.10.jpg

Ingredientes para o Pão de Ló:

Medida da Chávena:
capacidade de 200ml

Tamanhos da forma:

20-21cm
4 ovos 
¾ de chávena de chá farinha de trigo T55 
¾ de chávena de chá de açúcar

24-25cm 
(medida utilizada para o meu bolo de aniversário, feita 2xs)
6 ovos
1 chávena de chá de farinha de trigo T55 
1 chávena de chá de açúcar

29-30cm 
8 ovos 
1e ½  chávena de chá farinha de trigo T55  
1e ½ chávena de chá de açúcar

34-35cm 
10 ovos
1 e ¾ chávena de chá de farinha de trigo T55 
1 e ¾ chávena  de chá de açúcar

Preparação:

Para sermos bem sucedidos na confecção do Pão de Ló, é necessário termos alguns cuidados fundamentais na sua preparação.

1. Bater as claras em castelo firmes, porém não demasiado firmes, pois se ficarem demasiado consistentes não vamos conseguir incorporar a farinha de forma adequada.
No início, bater em velocidade baixa, até as claras formarem uma espuma ainda semi líquida e transparente, com bolhas grandes. Neste momento adicionar 1 pitada de sal. 
Após atingir esse estado de espuma, aumentar a velocidade para máxima e bater até formar uma espuma firme.
O ponto ideal será quando viramos a taça e elas já não caem.

2. Com a batedeira em movimento, adicionar as gemas, uma a uma e depois de todas adicionadas, envolver por mais 3Min., só depois juntar o açúcar aos poucos  até obtermos o ponto de fita, ou seja, ao levantar a batedeira a massa deve cair formando uma fita. Este processo demorará cerca de 5Min.

3. Por último, e com a batedeira desligada, incorporar a farinha de trigo, fazer 2 ou 3 adições e não toda de uma só vez, que deverá ter sido peneirada anteriormente, com a máxima delicadeza, usando uma espátula na vertical e dobrando a massa de baixo para cima.

Cuidado!
Misturar de forma muito delicada, mesmo!
O Pão de Ló não leva fermento, daí ser absolutamente necessária a aeração das claras batidas para fazer a massa crescer e ficar bem fofinha.

4. O tamanho da forma é importante, uma vez que a altura do bolo deve ficar entre 5cm a 7cm.

5. A temperatura do forno é fundamental para o sucesso da receita, e apesar de as temperaturas serem facultadas numa receita, devemos ter sempre em conta o nosso forno e ajustar as mesmas. Cada forno é um forno e cada um tem um desempenho diferente.
Por norma, quando faço um bolo o meu forno está sempre pré-aquecido a 180º, podendo baixar para 170º durante a cozedura.

Para o recheio utilizei esta receita de Creme de Licor Beirão

Intercalei com uma base de massa folhada, desconstruída e barrei todo o exterior com Buttercream

A decoração foi feita de uma forma muito simples, tal como eu gosto!

2018-11-03 10.52.42.jpg

2018-11-03 10.50.35.jpg

2018-11-03 10.55.10.jpg